Home - Sobre a Akxebjj

Sobre a Akxebjj

 

A AKXEBJJ tem a supervisão técnica do Mestre Vinicius Campelo e é liderada pelo professor Rafael Lang, que são referencias mundiais do esporte. Mas não começou por ai… são 16 anos de história… lutas… vitórias… e muito suor.
O ano de 2006 pode ser marcado como a oficialização da Akxe Jiu-Jitsu Brasil, mas não pense que a história começa aí. Essa data é apenas a concretização de uma trajetória que começou há muito tempo.

Para ser mais exato, tudo se iniciou na época em que Royce Gracie subiu ao octógono do Ultimate Fighting Campionship e derrotou oponentes maiores e mais fortes utilizando apenas a força do jiu-jitsu brasileiro. Assim como muita gente mundo afora, vários pilotos de aviões ficaram deslumbrados com aquela técnica. SOMENTE certo piloto não se surpreendeu com aquela forma de luta. Vinicius Campelo conhecia bem aquele estilo, pois era faixa-preta (graduado em 1989) com um currículo respeitável. Além de ser aluno do saudoso Marcelo Behring e seu irmão, Sylvio Behring, Vinicius foi campeão das Copas Company (equivalente dos anos 80 aos torneios nacionais) e companheiro de tatame de Rickson Gracie, o irmão mais velho e mais casca-grossa do Royce. Definitivamente, jiu-jitsu não era novidade para ele.
questionado sobre o jiu-jitsu, Vinicius seguiu o caminho óbvio: ensinar a “pilotada” toda como se praticava aquela luta. Os poucos alunos iniciais trouxeram outros, que trouxeram mais e assim foram se multiplicando a ponto de não caberem mais entre as escalas de vôo. Diante das turmas crescentes de alunos, era imprescindível alguém para ajudar. O escolhido foi conhecido durante as visitas de Vini e Rickson à academia de Jacaré, na Zona Sul do Rio. Octavio Couto, o Ratinho, foi identificado como o parceiro ideal: talentoso, disciplinado, carismático e páreo duríssimo para qualquer adversário.
A dupla dava certo junto e separada. Vini fundou a equipe Alliance, que reunia alguns dos melhores lutadores da história, como Romero Cavalcante, Fábio Gurgel, Alexandre Paiva, Roberto Traven, Leonardo Castelo Branco e Fernando Gurgel. Esses sete pesos pesados do mundo do jiu-jitsu treinaram muitos atletas importantes, alcançando o bi-campeonato mundial do esporte. Ratinho especializou-se em defesa pessoal e sua didática chamou a atenção de estrangeiros interessados em conhecer mais do jiu-jitsu brasileiro.